A Câmara Municipal de Mértola irá realizar a 2ª edição das Jornadas da Caça no próximo mês de março, de forma a dar continuidade ao sucesso da primeira edição de 2023. As Jornadas da Caça, visam impulsionar o sector cinegético, salvaguardar a identidade deste território, fortalecer a sustentabilidade da marca de Capital Nacional da Caça e estabelecer uma comunicação contínua entre os actores do sector.
O formato desta edição será muito semelhante à realizada em 2023 e terá um conjunto de iniciativas diversificadas, como acções de formação, caçadas, colóquios, visitas de campo, que envolvem caçadores, futuros caçadores, gestores cinegéticos e outras pessoas ligadas ao sector. Com a realização destas iniciativas, “procura-se promover a interação e o diálogo entre caçadores, gestores cinegéticos e público em geral interessado no mundo rural, visando compartilhar desafios actuais e procurar soluções colaborativas”, revela a nota de imprensa do Município.
Caça ao javali permitida em Zonas de Caça Turística inferiores a 400 hectares
O programa contempla uma iniciativa por mês, iniciando-se em março e terminando em outubro com a realização da Feira da Caça. No entanto, para a edição deste ano, a organização acrescentou a jornada de agosto, totalizando desta forma oito jornadas, mais uma que na primeira edição. As particularidades e informações pormenorizadas (datas, horários, locais, outras) de cada Jornada, são divulgadas no máximo até 10 dias antes da data de cada acção.
Esta segunda edição das Jornadas da Caça, organizadas pela Câmara Municipal de Mértola, conta com a parceria da Escola de Caça, Pesca e Natureza, Escola Profissional ALSUD, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Clube Português de Monteiros (CPM), Estação Biológica de Mértola (EBM), Associação Alentejana de Falcoaria (ALFA) e algumas Zonas de Caça do Concelho.