Legislativas 2024 – Candidatos do PS na região mostram respostas sociais

Na ronda de visitas a instituições da região, com a inclusão de pessoas com deficiências de incapacidades na ordem do dia, os candidatos do Partido Socialista pelo Baixo Alentejo, quiseram conhecer de perto o trabalho desenvolvido por diversas instituições sociais, ontem, dia 15.

No concelho de Castro Verde visitaram a CERCICOA, entidade que promove “no contexto de excelência” a qualidade de vida e inclusão a cerca de 1000 pessoas, oferecendo-lhes 14 respostas sociais diferenciadas. Com um quadro de pessoal composto por 125 funcionários, a instituição tem um orçamento anual na ordem dos 2 milhões de euros e prepara a criação de novas valências em projectos orçados em 2,5 milhões de euros.

Na reunião com CERCIBEJA, constataram “o grande investimento na formação profissional que permite uma maior integração e empregabilidade das pessoas que serve e que são oriundas de 10 concelhos”. A associação apresentou também um novo projecto de requalificação do edificado como forma de melhorar as ofertas aos seus utentes.

Por outro lado, o Centro de Paralisia Cerebral de Beja “oferece uma intervenção muito especializada na área da deficiência motora aos seus 600 utentes”. A direcção do centro reconheceu algumas dificuldades, inclusive na atracção de dirigentes, mas mostra-se empenhada em manter uma intervenção de grande qualidade junto do público a quem presta estes serviços.

Já na Santa Casa da Misericórdia de Beja, constaram “o enorme trabalho desenvolvido na integração e apoio a cerca de 100 imigrantes e refugiados”. A instituição dedica grande parte do seu tempo a ajudar os mais velhos, também na área do apoio domiciliário. Na questão das verbas, esta instituição referiu aos candidatos “como muito positivos” os apoios concedidos pelo governo e que possibilitaram a gratuitidade das creches para crianças nascidas a partir do dia 1 de setembro de 2021.
“A este propósito sublinhamos o investimento de 45 milhões de euros na região em acordos de cooperação em lares e creches. Para os candidatos do Partido Socialista é importante destacar a necessidade de aligeirar processos no acesso a apoios e a investimentos necessários à valorização dos esforços e das respostas que as instituições desenvolvem”, menciona a Direcção de Campanha em comunicado.

Scroll to top
Close
Browse Tags