Legislativas 2024 – AD por Beja próxima das instituições do distrito

A AD por Beja reuniu ontem dia 15, no Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), uma unidade de investigação e desenvolvimento privada, sem fins lucrativos, que está sediada na cidade de Beja e onde teve a oportunidade de conhecer a actividade que se desenvolve em estreita ligação com o tecido económico local.

Durante o encontro, o CEBAL deixou bem presente a preocupação na adaptação do seu trabalho às características e ao potencial da região, assim como as suas principais dinâmicas ao nível da investigação e dos serviços que este Centro oferece no território.
A Aliança Democrática, seguiu depois para o Instituto Politécnico de Beja – IPBEJA, a instituição de ensino superior de maior importância e que funciona na capital de distrito desde 1987, com um papel de extrema importância para todo o Baixo Alentejo ao nível da educação. Actualmente, o Instituto tem uma estrutura académica que inclui quatro Escolas – Escola Superior Agrária, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e a Escola Superior de Saúde.
Para o cabeça de lista da AD por Beja, Gonçalo Valente, é urgente “valorizar e promover, de forma a tornar-se capaz de atrair ainda mais jovens para o nosso território”.

A Aliança partidária terminou o dia com uma visita a uma Associação sem fins lucrativos, com sede em Beja, “que assume, hoje, um papel preponderante naquelas que são as respostas sociais em Beja, a ESTAR”, informa a nota de imprensa enviada pela Direcção Distrital de Beja.
Esta associação tem como missão responder de forma imediata e desburocratizada a situações de emergência, sendo que essa ajuda se pode revestir de variadas formas que vão desde a alimentação, ao conforto habitacional, aos produtos e equipamentos de puericultura, às ajudas técnicas, ao preenchimento de documentação, ao acompanhamento psicossocial, entre outros.
“A resiliência destas instituições impressiona quando percebemos melhor as suas necessidades e a sua forte resistência às adversidades que enfrentam todos os dias”. Gonçalo Valente diz querer ser “uma voz activa e reivindicadora de um maior apoio e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas mesmas”.
A Aliança Democrática por Beja visitou ontem três instituições na capital do Baixo Alentejo e analisou o trabalho desenvolvido.

Scroll to top
Close
Browse Tags