Alentejo – Chuvas intensas ajudam a diminuir a seca na região

As chuvas intensas que caíram no último mês na região do Baixo Alentejo, contribuíram para minimizar a situação de seca.
Os dados do Boletim Climatológico do IPMA, indicam que no final de janeiro de 2024, verificou-se uma diminuição da área e da intensidade em seca meteorológica na região Sul. No entanto, o sotavento Algarvio ainda se mantém na classe de seca moderada, com 20% do território em seca meteorológica, fraca em cerca de 18% e moderada, 2%. No final de dezembro de 2023, a percentagem era superior com 38%, abrangendo parte da zona Centro e o Sul de Portugal, de acordo com o IPMA.

leia também
Seca irá gerar uma “crise da água” no Alentejo e Algarve

A percentagem de água no solo notou-se em quase toda a região Sul, com o Alentejo e o Algarve, com uma recuperação significativa.
Até 12 de fevereiro, de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH), 51% das albufeiras monitorizadas apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 15% inferiores a 40%.
As últimas chuvas que passaram pela região, resultaram num aumento da cota da albufeira de Alqueva em 148.60, o que representou numa semana uma subida de 1,87 metros de água.
No que diz respeito à temperatura, o janeiro de 2024 foi em Portugal continental, o 3º mais quente desde 1931 e os mais quente dos últimos 58 anos, de acordo com o Boletim Climatológico do IPMA.

Scroll to top
Close
Browse Tags