As escolas do concelho de Moura continuam a celebrar os 50 anos do 25 de Abril, com uma programação que se realiza mensalmente no dia 25 ou nos dias próximos.
Até ao dia 30 de janeiro está a decorrer a iniciativa “Poesia Visual sobre o 25 de Abril” e, hoje dia 25 de janeiro, os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e turmas PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação, irão cantar a música “A cantiga é uma arma”, de José Mário Branco, uma das personalidades que teve um papel essencial no passo para a liberdade com as suas músicas e letras interventivas.
Com várias actividades na comunidade educativa, no passado dia 16 deste mês, a Escola Profissional de Moura recebeu o deputado do PS eleito por Beja, Nelson Brito, no âmbito da iniciativa Parlamento dos Jovens, que aborda, este ano, a temática do 25 de Abril. A Escola Básica Integrada de Amareleja recebeu no dia seguinte, 17, o mesmo deputado, para um debate sobre o tema “Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.
No Agrupamento de Escolas de Moura, ainda no passado mês de dezembro, teve lugar a uma peça de teatro alusiva ao 25 de Abril, intitulada “Deus, Pátria e Tik -Tok”. Durante este 2.º período de aulas, continuam a acontecer palestras e conversas com alunos e antigos combatentes.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Moura está a assinalar o 50.º aniversário do 25 de Abril, até ao final deste ano. Na dinamização das actividades está envolvida a Comissão Organizadora, que conta com a estreita colaboração das escolas do concelho e das bandas filarmónicas.