Depois de aprovado por maioria na reunião da Federação do Baixo Alentejo do PS esta segunda-feira, dia 22, como cabeça de lista no distrito de Beja, Nelson Brito, também viu o seu nome ser votado pelo Órgão Nacional em Comissão Política e no Secretariado do partido, ontem à noite. Pedro do Carmo é o número dois e Telma Guerreiro o número três. Marisa Saturnino, Afonso Domingos e Rita Costa, de Moura, integram a lista pela respectiva ordem.
Em entrevista à Planície, o deputado focou as suas palavras nas medidas urgentes para o território e chamou a atenção para o facto dos habitantes do Baixo Alentejo na saúde, “não prescindirem de um hospital distrital que reforce as especialidades e respostas à região com a continuação da 2ª fase do Hospital de Beja”.
Na sua visão, também Alqueva “necessita da sua concretização maior”, ao mesmo tempo que faz referência a Moura ao dizer que “tem ficado para trás e não pode”, nomeadamente no que diz respeito “ao Bloco de Rega de Moura, Amareleja e Póvoa de São Miguel e por isso é importante essa concretização”. “Nesse aspecto, a Câmara de Moura tem sido um forte parceiro nos interesses do território e dos agricultores, com esse bem maior que é a água”, acrescentou.
Legislativas 2024 – CDU apresenta candidatos pelo círculo eleitoral de Beja
Evidenciando as “assimetrias” da região, disse convicto que “não podem continuar a ser sentidas por quem teima em viver numa parte do território como a Amareleja e não pode ser considerado um cidadão de segunda, num país que deve unir cada vez mais o interior com o litoral, com uma coesão real”, destacou.
No assunto das alterações climáticas afirmou ser importante “continuar este caminho” que até aqui tem sido feito, a par de outro tema, o da imigração, a que chamou de “inclusão” e classificou “como uma nova realidade sociológica que estamos a viver e que é preciso que tenha o menor impacto possível, com medidas concretas de novos habitantes, fruto da empregabilidade e economia subjacente na região, com integração e paz nos nossos territórios”, acentuou à nossa redacção o cabeça de lista do Partido Socialista por Beja, Nelson Brito.