Os dados são do Ministério da Agricultura e Alimentação, um número ainda muito reduzido de mulheres em Portugal, gerem projectos agrícolas e pecuários, apenas 33%, com uma diferença de salário de menos 7,8%, de acordo com o site Agroportal.
Na sua 4ª edição, o programa TalentA, organizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pela Corteva Agriscience, quer mudar essa realidade, com as inscrições a terminar já no próximo dia 31 de janeiro, uma iniciativa que volta a premiar o empreendedorismo no feminino em zonas rurais agrícolas.
O programa já conseguiu empoderar mais de 1000 mulheres rurais em 9 países, incluindo Portugal, que viram os seus esforços recompensados por levarem a cabo uma ideia que reactiva não só a economia local, como desenvolvem um negócio.
Nesta edição, o primeiro projecto premiado conseguirá um apoio financeiro de 5.000 euros e os segundos e terceiros prémios, terão acesso a formação e assessoria da parte dos profissionais do sector e uma campanha de divulgação e visibilidade das propostas.
Como forma de reconhecer o importante papel da mulher na agricultura, as vencedoras serão anunciadas a 08 de março de 2024, Dia Internacional da Mulher.
Mais informações em www.programatalenta.pt