A propósito da reabertura do Serviço de Urgência e da inauguração da Unidade Médico-Cirúrgica do Hospital de São Paulo, em Serpa, gerido pela União das Misericórdias Portuguesas, o presidente da Câmara, João Efigénio Palma, entende que “só o Serviço Nacional de Saúde tem capacidade para assegurar uma resposta com competência e que seja assertiva para as necessidades da população do concelho”.
Como tal, encara com “reticências esta abertura feita no âmbito do contrato celebrado entre a Santa Casa da Misericórdia, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Administração Regional de Saúde”, um compromisso que termina “no final deste ano e não sabemos depois o que irá acontecer e isso preocupa-nos”, informou o autarca em entrevista à Planície.
Hospital de Serpa inaugura hoje Unidade Médico Cirúrgica e reabre Urgência
Apesar das dúvidas, o edil de Serpa “congratula-se” com esta resposta que “assegura a assistência à população embora gostássemos que fosse feita a tempo inteiro”.
Para clarificar o funcionamento da referida Unidade Médico-Cirúrgica do Hospital de São Paulo, João Efigénio Palma, ressalvou que esta unidade “não terá um serviço de saúde aberto em permanência e prevê cirurgias programadas no âmbito do Serviço Nacional de Saúde para abranger as necessidades da ULSBA e da Unidade Local de Saúde do Algarve”, com equipas que se deslocam para o efeito.
Contudo, esta nova gestão, “não deixa de ser importante para o concelho de Serpa, já que permitiu ultrapassar uma situação (financeira) muito difícil que a Santa Casa havia feito com o investimento nesta unidade, por via de uma candidatura”. Assim, vai possibilitar à instituição “fazer face a alguns compromissos quer na prestação de serviços de âmbito social à população de Serpa, quer como entidade empregadora”.
“No cômputo (avaliação) geral estamos contentes, mas é preciso clarificar a resposta e para isso vamos reunir. Queremos ser parte da solução, embora continuemos a defender o Serviço Nacional de Saúde”, assegurou o responsável da autarquia de Serpa.