A organização da 40ª Ovibeja já tem a funcionar em pleno o Secretariado da Feira para contacto e interacção com todos os potenciais interessados na edição comemorativa do evento, instalado no local habitual, na Rua Cidade S. Paulo, junto à rotunda do Pastor, em Beja.
A 40ª Ovibeja vai decorrer de 30 de abril a 05 de maio e definiu como tema principal o Associativismo, motor do trabalho em conjunto com o objectivo de potenciar resultados, partilhar meios, desafios e conhecimentos.
Numa altura em que o sector agrícola mais necessita de um olhar comprometido com a salvaguarda da biodiversidade e da sustentabilidade, empresarial e rural, importa reflectir sobre o papel do associativismo como voz dos agentes da produção, transformação e comercialização agropecuários e florestais.
A Ovibeja, organizada por uma associação de agricultores – a ACOS – tem tido, ao longo das suas várias edições, um papel decisivo no arranque de obras ou desbloqueio de decisões governamentais referentes ao sector agrícola no Alentejo. É essa força motriz que a distingue e a torna atractiva para a visita de governantes, partidos políticos, embaixadores, responsáveis de entidades internacionais, nacionais e locais. Que a torna competitiva para a venda, apresentação e lançamento de produtos, marcas ou projectos por parte dos seus expositores. Também sedutora por parte de todos os seus visitantes, sejam crianças, jovens, estudantes, profissionais, famílias, seniores, grupos de amigos.
Este ano, através das inúmeras actividades que debatem tudo o que envolve o associativismo, numa altura em o Director-Geral da ACOS, Claudino Matos, considera que “os agricultores são mal avaliados pela opinião pública com (questões como) as alterações climáticas e o consumo de água com o regadio”, é desde logo importante, mostrar o papel dos agricultores “essenciais na nossa economia e região”, destacou.
Realizada em 10 hectares infraestruturados com pavilhões e espaços verdes e de lazer, a Ovibeja oferece, além dos produtos e serviços de mais de mil expositores, cerca de 15 espaços temáticos, 4 auditórios para colóquios, conferências e workshops, 350 animais em exposição no Pavilhão da Pecuária, 11 restaurantes, 43 bares e quiosques, 5 grandes concertos, cerca de 500 cantadores no grande encontro do cante, que também comemora este ano os 10 anos de classificação de Património Imaterial da Humanidade. O evento recebe anualmente acima de cem mil visitantes, mais de 14 mil visitas de grupos escolares e de outras instituições, mais de duas dezenas de delegações internacionais e conjuga trabalho e lazer, negócios, música, encontro e reencontro de amigos. Mais informações em https://www.ovibeja.pt/ e ovibeja@acos.pt.