A Moura Fábrica Solar, a primeira unidade fabril do mundo com a componente híbrida de painéis solares flexíveis e de baterias de lítio, está a operar desde dezembro do ano passado e já produziu os primeiros painéis solares. A garantia foi dada à Planície por um dos investidores da unidade fabril, Miguel Matias. “A fábrica já está a funcionar com 12 pessoas a trabalhar todos os dias, o que é muito bom e deixa-nos muito felizes”.
A equipa principal responsável pelos painéis solares já está completa, falta agora a que ficará encarregue das baterias de lítio, um processo que está a ser resolvido. “Vamos contratar à medida das necessidades e quando tiver tudo afinado, o que deverá acontecer em finais de janeiro, completamos a contratação”. “Neste momento a linha de painéis já está a produzir e já temos os primeiros painéis que vamos usar em Moura e na nossa fábrica”, assegurou o investidor.
Moura Fábrica Solar – Antigos funcionários foram recuperados para a nova fábrica
As encomendas continuam a chegar e algumas estão a ser “fechadas”, falta agora marcar a data da inauguração oficial, que aguarda luz verde do Executivo da Câmara de Moura. Miguel Matias diz que será importante haver essa visita para “saberem que estamos preparados para servir o mercado português e internacional”, declarou.
Numa unidade mais automatizada do que a anterior, a contratação de postos de trabalho ainda não está fechada.