A nova orgânica da CCDR Alentejo entrou em vigor dia 01 de janeiro, com o assumir de novas responsabilidades, com a incorporação da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAPAL) e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRACAL).
Este marco representa um avanço significativo em direcção a uma gestão regional mais abrangente e mais eficaz, enfrentando os desafios e aproveitando os diversos sectores. A integração dessas entidades fortalecerá uma abordagem interdisciplinar, optimizando recursos e impulsionando iniciativas que beneficiarão tanto o sector agrícola, quanto o cultural na região do Alentejo.
A CCDR-Alentejo, desempenha agora funções em áreas de planeamento e desenvolvimento regional; ambiente, conservação da natureza e biodiversidade; ordenamento do território; cultura; agricultura e pescas; desenvolvimento rural e licenciamentos; serviços jurídicos e de apoio à administração local; fiscalização; e gestão administrativa, financeira e de recursos humanos.
O organismo evoluiu para a condição de Instituto Público, consolidando a sua participação nas diversas políticas públicas que visam promover estratégias para o desenvolvimento integrado do território. “Este importante momento reflecte o compromisso da CCDR-Alentejo, com uma visão abrangente para o crescimento harmonioso e equilibrado da região”, refere o comunicado sobre as novas funções.