Falta de Azeite para venda – Cooperativa de Moura esclarece o assunto

A falta de Azeite Moura DOP nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais e as muitas mensagens que a empresa está a receber de vários consumidores a questionar essa ausência, levaram a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB) a esclarecer a situação. O Conselho de Administração acredita que no final deste mês a situação esteja resolvida.

Em comunicado, a CAMB refere que o ano de 2022, “foi de contrassafra, com pouca chuva, o que se traduziu numa campanha com menos quantidade de azeite produzido, a mais baixa desde 2016”. Além deste factor, está ainda “uma procura sem precedentes durantes os meses de junho e julho de 2023” do azeite produzido na CAMB.
Os stocks da Cooperativa, “que já eram reduzidos, ficaram definitivamente num nível muito baixo. Como consequência, no final de setembro, fomos forçados a sair do mercado por não termos azeite para comercializar”.

leia também
Luís Montenegro visita amanhã a Cooperativa de Moura

A empresa elucida que “não compra nem azeitona, nem azeite a terceiros”, sendo o azeite “produzido exclusivamente com as azeitonas provenientes dos olivais dos nossos sócios, onde predomina o olival tradicional de sequeiro. Em anos com pouca produção agrícola, este facto reflecte-se numa menor oferta de azeite”.
Na sua composição, o Azeite Moura DOP tem as variedades de azeitona Cordovil, Galega e Verdeal, com esta última a atingir “uma maturação mais tardia, o que faz com que o processo de embalamento não ocorra logo no início da campanha”.
A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos encontra-se a finalizar a campanha de azeitona e acredita que “será possível regressar à distribuição ainda antes do fim de janeiro”.
O Azeite Moura DOP poderá voltar em breve a ser comercializado.

Scroll to top
Close
Browse Tags