Turismo do Alentejo – “2023 foi o melhor ano turístico de sempre”

O sector do turismo tem sido um dos mais relevantes para a economia da região, com uma oferta dinâmica e diversificada e que tem atraído nacionais e estrangeiros. Estava previsto que o balanço deste ano fosse bastante animador e assim foi. “Podemos dizer que tivemos um excelente ano turístico, certamente o melhor ano turístico de sempre”. Quem o diz é o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, onde acentuou o comportamento do mercado português em três pontos distintos.

“Até outubro deste ano, o Alentejo liderou em termos de destinos turísticos regionais e liderou o crescimento no segmento nacional próximo dos 7%. Assistimos a uma diminuição das dormidas de residentes, mas aquilo que podemos constatar é que o Alentejo ganhou quota de mercado e este é um aspecto que eu gostava de salientar em 1º lugar”.

Em 2º lugar, o responsável do turismo destacou “a recuperação em termos da procura externa para os níveis pré-pandemia”, apesar de em 2022 não ter ainda havido essa recuperação no número de hospedes. No entanto, até outubro deste ano, já foi possível estar a par com o ano de 2019, naquela que é “uma recuperação significativa de alguns mercados de longa distância, nomeadamente o Norte-Americano”. No caso de outro importante mercado, o brasileiro, “a recuperação ainda não está totalmente consolidada, mas estamos a caminho de a conseguir”, frisou e sublinhou ainda “o crescimento de mercados europeus, como o italiano”. Na “retoma de trajectoria de crescimento da procura internacional”, José Manuel Santos, fez questão de evidenciar mais este ponto.

leia também
Turismo no Alentejo – Natal e Passagem de Ano com boa ocupação

O presidente da ERT assumiu funções em julho deste ano e fez questão de salientar a importância deste projecto, como o 3º momento deste balanço. “Penso que o trabalho que já desenvolvemos nestes cinco meses são demonstrativos de uma nova ambição, no sentido de procurarmos de uma forma mais eficiente e mais capaz, valorizar e converter um trabalho da organização de um produto e da oferta, em mais notoriedade, em mais visitantes e em mais dormidas para o Alentejo”.
“Resiliência e liderança no crescimento do mercado nacional, a recuperação da trajectoria de crescimento na procura externa e a implantação ao longo do 2º semestre deste ano, deste novo projecto para o Turismo do Alentejo”, são em jeito de resumo, os pontos chaves da actuação da entidade em 2023.

leia também
Moura apresenta oportunidades no Ecoturismo astronómico

As metas para 2024 estão traçadas, sempre com o factor risco presente. “Os dados que temos, apontam para um 1º trimestre com um nível de reservas e de procura bom, em linha com o ano de 2023. As previsões apontam para um ligeiro decréscimo do Produto Interno Bruto Nacional (PIB) para 2024. No entanto, as previsões para a Europa e para a União Europeia, é de crescimento do PIB e aumento do poder de compra das famílias muito positivos. Não nos podemos esquecer que dos nossos 10 mercados, 8 são europeus”, afirmou.
Para o próximo ano, a expectativa é a de que o mercado nacional “continue a ser relevante e preponderante para o Alentejo e que consigamos crescer nos mercados internacionais e de proximidade, com o trabalho de afirmação que estamos a desenvolver”. “A nossa perspectiva é de optimismo para o ano que aí vem”, destacou o presidente da ERT, José Manuel Santos.

Scroll to top
Close
Browse Tags