O sector do turismo tem sido um dos mais relevantes para a economia da região, com uma oferta dinâmica e diversificada e que tem atraído nacionais e estrangeiros. Estava previsto que o balanço deste ano fosse bastante animador e assim foi. “Podemos dizer que tivemos um excelente ano turístico, certamente o melhor ano turístico de sempre”. Quem o diz é o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, onde acentuou o comportamento do mercado português em três pontos distintos.
“Até outubro deste ano, o Alentejo liderou em termos de destinos turísticos regionais e liderou o crescimento no segmento nacional próximo dos 7%. Assistimos a uma diminuição das dormidas de residentes, mas aquilo que podemos constatar é que o Alentejo ganhou quota de mercado e este é um aspecto que eu gostava de salientar em 1º lugar”.
Em 2º lugar, o responsável do turismo destacou “a recuperação em termos da procura externa para os níveis pré-pandemia”, apesar de em 2022 não ter ainda havido essa recuperação no número de hospedes. No entanto, até outubro deste ano, já foi possível estar a par com o ano de 2019, naquela que é “uma recuperação significativa de alguns mercados de longa distância, nomeadamente o Norte-Americano”. No caso de outro importante mercado, o brasileiro, “a recuperação ainda não está totalmente consolidada, mas estamos a caminho de a conseguir”, frisou e sublinhou ainda “o crescimento de mercados europeus, como o italiano”. Na “retoma de trajectoria de crescimento da procura internacional”, José Manuel Santos, fez questão de evidenciar mais este ponto.
O presidente da ERT assumiu funções em julho deste ano e fez questão de salientar a importância deste projecto, como o 3º momento deste balanço. “Penso que o trabalho que já desenvolvemos nestes cinco meses são demonstrativos de uma nova ambição, no sentido de procurarmos de uma forma mais eficiente e mais capaz, valorizar e converter um trabalho da organização de um produto e da oferta, em mais notoriedade, em mais visitantes e em mais dormidas para o Alentejo”.
“Resiliência e liderança no crescimento do mercado nacional, a recuperação da trajectoria de crescimento na procura externa e a implantação ao longo do 2º semestre deste ano, deste novo projecto para o Turismo do Alentejo”, são em jeito de resumo, os pontos chaves da actuação da entidade em 2023.
As metas para 2024 estão traçadas, sempre com o factor risco presente. “Os dados que temos, apontam para um 1º trimestre com um nível de reservas e de procura bom, em linha com o ano de 2023. As previsões apontam para um ligeiro decréscimo do Produto Interno Bruto Nacional (PIB) para 2024. No entanto, as previsões para a Europa e para a União Europeia, é de crescimento do PIB e aumento do poder de compra das famílias muito positivos. Não nos podemos esquecer que dos nossos 10 mercados, 8 são europeus”, afirmou.
Para o próximo ano, a expectativa é a de que o mercado nacional “continue a ser relevante e preponderante para o Alentejo e que consigamos crescer nos mercados internacionais e de proximidade, com o trabalho de afirmação que estamos a desenvolver”. “A nossa perspectiva é de optimismo para o ano que aí vem”, destacou o presidente da ERT, José Manuel Santos.