Como forma de impulsionar o Desenvolvimento Regional em 2024, o Programa Regional do Alentejo 2030 vai aumentar a dotação relativa às componentes destinadas à cultura e turismo, de âmbito regional, consolidando assim o objectivo de promoção do desenvolvimento económico regional, naquelas que são áreas determinantes da estratégia.
“É urgente acelerar o Turismo Sustentável do Alentejo” – José Manuel Santos
Este novo aporte financeiro reflecte uma abordagem planeada, com dotações distribuídas para fortalecer abordagens de âmbito supramunicipal e ampliar a cultura e o turismo sustentável na região e no crescimento económico.
No processo de encerramento do programa Alentejo 2020, que se concretiza em 31 de dezembro de 2023, foram apresentados à Autoridade de Gestão uma série de projectos regionais que, pela sua maturidade e importância estratégica, foram determinantes para a decisão de reforçar os investimentos, reconhecendo o potencial transformador destas áreas.
A CCDR Alentejo acredita que com este reforço de verba, haverá “mais projetos de excelência e contribuirá para o crescimento económico equitativo em toda a região”.