APPACDM de Moura projecta para 2024 a ampliação do Lar Residencial

A APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Moura concluiu através do presidente, Luís Raposo, que em 2023 foi cumprido o objectivo maior da instituição, com o “bem-estar dos utentes e sempre que possível a sua inclusão”. Também do ponto de vista do trabalho desenvolvido, a associação “continua a prestar os serviços nas valências de Lar Residencial com 21 utentes, também no CACI – Centro de Actividades para a Capacitação e Inclusão, onde estão 45 utentes e na parte Educativa, com três clientes”.

leia também
Moura – APPACDM e Bombeiros Voluntários na iniciativa “Bairro Feliz”

Para este ano que ainda vigora, um dos grandes projectos traçados pela instituição foi o início da obra de ampliação do lar que se concretizou e que ficará concluída em 2024. A empreitada “conta com um investimento de perto de 800 mil euros”, com a construção de “mais 10 quartos, o que irá permitir ajudar mais 10 famílias que estão em lista de espera”.
Também o CACI será objecto de requalificação com a implementação de uma sala de convívio e um ginásio.
Ainda do ponto de vista das metas definidas pela APPACDM de Moura, foram assinados em Beja, os Acordos de Cooperação para a abertura de um serviço que se designa por “Residência para a Autonomização e Inclusão que estava construída e necessitava da assinatura dos acordos”, um passo importante na formalização do processo, com a equipa já criada e que se prevê que esteja em funcionamento no início de 2024.
A resposta neste caso, são quatro vagas para utentes que transitam do Lar Residencial e uma vaga da Segurança Social.
Para o próximo ano, Luís Raposo ressalvou as dificuldades “da conjuntura do país”, contudo, espera poder contar para a ampliação do Lar Residencial com o apoio financeiro de organizações com quem a associação trabalha, nomeadamente com mais algum “contributo da parte da Câmara de Moura, da União de Freguesias de Moura e Santo Amador e outras entidades”, uma vez que o PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais “financiou em cerca de 80% e a instituição terá de pôr dinheiros próprios para a obra”.
São vários os projectos prioritários para a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Moura, para dar uma melhor resposta aos utentes e poder ajudar mais famílias do concelho.

Scroll to top
Close
Browse Tags