O Centro Infantil Nossa Senhora do Carmo, em Moura, lançou o desafio de um trabalho entre pais e filhos com a finalidade de construírem um presépio. O resultado excedeu todas as expectativas e deu lugar a uma exposição com perto de 116 presépios que pode ser visitada todos os dias entre as 08h00 e as 17h30 na creche.
Os diferentes trabalhos feitos à mão e com materiais reciclados, apresentam pormenores de muitas horas de dedicação, trabalhos que são dignos de serem vistos.
A Directora Técnica da instituição, Sandra Coelho, não esperava esta adesão da parte dos pais. “É uma forma de estimular a relação entre a família e a escola”. “A criatividade não tem limites e cada um dos presépios tem a sua história e particularidades com diferentes materiais. As figuras também fogem um bocadinho às tradicionais e o Centro Infantil pretende manter viva esta tradição do presépio”, ressalvou.
A Educadora, Sandra Fachadas, também elogiou os trabalhos, o símbolo religioso da época de Natal. “São todos diferentes e estão todos muito bonitos. Ficámos muito orgulhosos por conseguirmos esta parceria com os pais e as famílias”.
O objectivo da instituição é que a exposição possa ser vista pelo maior número de pessoas. Para isso, contactou a Câmara de Moura para saber de a possibilidade da mostra passar para a Galeria do Espírito Santo, na cidade.
Perto de 116 presépios estão actualmente expostos no Centro Infantil Nª. Srª. do Carmo, em Moura.