A Comissão de Acompanhamento dos Regimes de Incentivos do Estado à Comunicação Social da Comissão de Coordenação da Região do Alentejo (CCDRA), deu o parecer favorável aos projectos apresentados pelos órgãos de Comunicação Social alentejanos, e cujo montante total ascendeu aos 205 690,76 euros.
O Alentejo tal como vem acontecendo desde 2015, o ano em que as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional passaram a executar as medidas de aplicação dos regimes de incentivos do Estado à comunicação social, nas respectivas áreas geográficas de actuação, foi a segunda região em termos de apoio, ficando atrás do Norte de Portugal.
Estiveram presentes na reunião de Comissão de Acompanhamento esta quarta-feira dia 20, em Évora, para alem do presidente da CCDRA, Ceia da Silva e responsáveis do Gabinete de Incentivos à Comunicação Social (GICS), Benedita Peixe e Maria Reina Martin. Ainda os representantes do Ministério das Finanças, Cultura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Gabinete de Estratégia Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), Associação Portuguesa de Radiodifusão, Associação Portuguesa de Imprensa, Associação Imprensa Cristã, Associação de Rádios de Inspiração Cristã e presidente da Camara Municipal de Reguengos de Monsaraz, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Foram aprovados os 27 projectos que os órgãos de Comunicação Social do Alentejo apresentaram nas tipologias de modernização tecnológica, desenvolvimento digital, acessibilidade à comunicação social, desenvolvimento de parcerias estratégicas, literacia e educação para a comunicação social.
De referir ainda que os apoios prestados através do GICS são apenas uma parte dos apoios do Estado e da CCDRA, já que existem outros nomeadamente feitos através da publicidade institucional que estão fora da área de acção do GICS.