Episódios de violência – Alentejo é a região com a taxa mais baixa

Os resultados do Inquérito sobre Segurança no Espaço Público e Privado publicado na página do Instituto Nacional de Estatística, revelam episódios de violência entre os 18 e os 74 anos, na infância, abuso psicológico ou físico por parte dos pais e abusos sexuais por parte de outra pessoa.

leia também
Beja – Assédio sexual na agenda do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Neste contexto de violência ao longo da vida, cerca de 44,8% das pessoas já viveram pelo menos uma situação de violência, com o Alentejo a destacar-se com os números mais baixos, 37,8%. As regiões autónomas da Madeira, 48,1% e dos Açores, 46,9% e a Área Metropolitana de Lisboa, 46,8%, apresentam as proporções mais elevadas. Contudo, a prevalência da violência é mais alta na população mais escolarizada, 49,4%.
Considerando apenas a violência exercida sobre as mulheres, o INE diz que Portugal pertence ao grupo de países da União Europeia que apresenta, de um modo geral, as proporções mais baixas de violência.

Apesar da estatística, até setembro deste ano, registaram-se 18 mortes no nosso país em contexto de violência doméstica, com 14 mulheres, três homens e uma criança, de acordo com os dados da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Scroll to top
Close
Browse Tags