As turmas dos 7º e 8º anos do Agrupamento de Escolas de Moura participa em mais uma edição do programa Parlamento dos Jovens, 2023/2024, com debates com deputados da Assembleia da República a decorrer nas escolas até ao dia 30 de janeiro de 2024.
Estes debates inserem-se na 1.ª fase do programa, que conta com um elevado número de alunos e na qual se pretende dar a conhecer a Assembleia da República e o significado do mandato parlamentar, bem como impulsionar o envolvimento da comunidade escolar, valorizando o papel dos jovens na resolução de questões que afetam o presente e o futuro, individual e colectivo.
O director do agrupamento Rui Oliveira contou à Planície que os alunos já estão a trabalhar para o concurso na disciplina de Cidadania e até já “constituíram listas. Segue-se a parte da discussão entre as listas e depois a eleição”. “A ideia é participarmos numa fase regional”.
A Escola Secundária de Moura já marcou presença na iniciativa por duas vezes e conseguiu chegar à fase nacional, o que representa um “grande orgulho” para o director e para os alunos.
A relevância que esta ocasião assume é evidenciada pelos 593 convites para debate, com a presença de deputados da Assembleia da República, enviados pelas escolas.
A edição de 2023/2024 é a que teve maior adesão da história do Programa, contando com a inscrição de 1093 escolas do Continente, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e dos círculos da Europa e de Fora da Europa, distribuídas por 564 escolas do Ensino Básico e 529 do Ensino Secundário.
Em debate, nesta edição, está o tema – “Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa” -, um tema com associação à celebração dos 50 anos do 25 de Abril, bem como à área que acolheu maior consenso nas propostas dos jovens.