A mesa de Natal não seria a mesma sem os tradicionais fritos que sabem tão bem apenas com açúcar e canela. Na fábrica “Pastelinhos de Safara”, situada na Zona Industrial de Moura, os borrachos e as azevias de grão e de batata doce lembram os das nossas avós.
Produtos sazonais que começam a ser fabricados em outubro, para conseguir dar resposta aos pedidos da quadra festiva no concelho de Moura e para localidades fora, onde são comercializados. “Felizmente temos muitas encomendas”, assegurou à Planície o proprietário, Francisco Sena Gorjão, garantindo que as vendas podem chegar perto de “1 milhão” de unidades nesta altura do ano.
O fluxo de trabalho obriga a novas contratações e, se numa altura normal a equipa é composta por 10 pessoas, durante as festas são cerca de 25 funcionários do concelho que diariamente trabalham para assegurar a demanda.
A empresa familiar, “assume-se como uma referência no segmento de mercado da pastelaria tradicional e artesanal Alentejana”, com uma variedade de produtos que vão desde o bolo finto, aos bolos da amassadura, broas de canela, entre muitos outros.