O presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, antecipou à Planície os números da ocupação turística no Alentejo para o Natal e Ano Novo, referindo que “as previsões são muito boas para toda a região”, de acordo com a informação recebida da parte das unidades hoteleiras.
“É urgente acelerar o Turismo Sustentável do Alentejo” – José Manuel Santos
Avançou que os hotéis que concentram a maioria das camas turísticas “estão com uma ocupação superior, mais no Ano Novo do que no Natal, se compararmos à data de hoje, 04 de dezembro, em igual período do ano passado e com um preço ligeiramente superior ao de 2022”.
Apesar das perspectivas positivas, José Manuel Santos alertou para o facto de o mercado português “ser adepto do ‘last minute’ (último minuto) e, normalmente há muitas reservas que são feitas nos últimos dias destas quadras festivas. Até lá, é esperar uma intensificação das reservas”, adiantou.
O “ambiente de optimismo”, tem sido uma tendência ao longo deste ano, o que leva a dizer com alguma segurança que “tivemos os melhores 10 meses (janeiro a outubro) de sempre do Turismo do Alentejo e do Ribatejo, aliás fomos a região que mais cresceu no passado mês de outubro com 13% nas dormidas”, característica igual quando falamos das dormidas de portugueses com “7,6% e também de estrangeiros com 25%”. O Alentejo está por isso a recuperar a “trajectória ascendente nas dormidas de estrangeiros que detinha antes da pandemia”, sublinhou a ERT.
A tendência também se reflecte nas receitas com um crescimento de 15%, dados até setembro e com os mesmos 15% em proveitos globais, ambos face ao mesmo período de 2022. O aumento é de 50% a mais quando comparado com 2019.
“Vamos ter certamente o melhor ano turístico de sempre”, assegurou à nossa redacção o presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e do Ribatejo, José Manuel Santos, de acordo com os dados apresentados.
Não quis no entanto deixar em jeito de balanço, que 2023 “tem sido um ano desafiante e difícil para as nossas empresas e empresários, atentos aos sinais do mercado de uma forma muito competitiva”, destacou.