A festa que comemora o nascimento de Jesus, já se sente pelas ruas de Moura e hoje, 04 de dezembro, a maior marca do Natal no concelho, a Árvore da Partilha, é erguida pelas 10h00 no Largo General Humberto Delgado. “A Nossa Árvore”, é inaugurada amanhã, dia 05, às 10h00, junto à Torre do Relógio, em Amareleja.
Símbolo da vida, o momento faz alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado ontem.
O tema deste ano está relacionado com o valor afectivo que estas Árvores representam, tendo servido de inspiração o livro “A Manta do José”, de Miguel Gouveia. “Trata-se de explorar uma história entre um avô e um neto, uma história lindíssima que promove os afectos, mas que também trabalha a reciclagem. O foco é sensibilizarmos as novas gerações para que estejam despertas à preservação do planeta”, sublinhou a vereadora Lurdes Balola.
Cumprindo os seus objectivos de sustentabilidade, de integração e de afectividade, este ano foram utilizados retalhos, blusas, vestidos, cortinados e outros tecidos, que foram transformados pelos participantes, em enfeites que irão dar mais brilho às duas árvores. Em Moura, foram utilizados 500 quilos de tecidos e 20 quilos de lãs e, em Amareleja, 50 quilos de tecidos e 10 quilos de lãs.
Para realizar as decorações, a Ludoteca Municipal de Moura contou com a colaboração de 657 participantes, da Creche Amor Perfeito, do Centro Infantil de Nossa Senhora do Carmo, dos Jardins de Infância e 1.º Ciclo de Ensino Básico da cidade, alunos PIEF e GAAF, utentes da APPACDM, da Fundação São Barnabé, do Lar de São Francisco e alunos da Universidade Sénior de Moura e docentes do concelho de Moura.
O polo da Ludoteca de Amareleja e da Biblioteca Municipal recebeu crianças da Creche Bem-Me-Quer, da Escola Básica Integrada de Amareleja, alunos do polo da Universidade Sénior e utentes do Centro Social de Amareleja, num total de 200 participantes, para preparar as decorações da árvore.
Está assim aberta quadra festiva no concelho de Moura.