São 308 quilómetros que o atleta de Moura, Nelson Bartolo, irá percorrer pela primeira vez, já que nunca fez um percurso tão longo, com estreia na prova ALUT – Algarviana Ultra Trail, que atravessa o Algarve de uma ponta a outra, para ser feita no máximo em 72 horas. O início está programado para hoje, dia 30, às 14h00 em Alcoutim e a meta é o Forte de Sagres.
Moura assinala a partir de hoje o Dia Internacional das Cidades Educadoras
Pouco antes da partida, a Planície entrevistou o desportista que disse estar “calmo”, um estado de espírito que ajuda bastante nestas circunstâncias. “A prova é tão extensa, são tantos quilómetros que se estiver apreensivo ou nervoso, nunca vou conseguir chegar à final que o grande objectivo”.
Habituado a treinos e a competições intensas, neste caso a preparação foi diferente e muito mais exigente. “Foi a três níveis: físico e este ano conto com cerca de 3.500 quilómetros nas pernas; psicológico com a realização de treinos e provas longas de endurance; alimentar, onde é necessário ter um conjunto de alimentos que não nos podem falhar para consumir nas alturas certas”.
Parece fácil dito desta forma, mas não é. “Uma prova destas faz-se de uma maneira muito simples. Acima de tudo, gostar do que se faz e reunir um conjunto de amigos que nos ajudam tanto na preparação física, mental, como no próprio dia”.
Ao seu lado, Nelson Bartolo vai poder contar com o amigo de infância e também ele um apaixonado pelos Trails, André Gonçalves. “Vai andar atrás de mim de carro, com muita pena de não participar, mas no próximo ano ou daqui a dois anos, vamos inverter os papéis”. O apoio ou base de vida, é o local onde os atletas são ajudados por pessoas externas, devidamente identificadas e que colaboram desde as massagens, à preparação da alimentação.
“Temos momentos terríveis, mas os bons superam os maus”, afirmou com a certeza de que daqui para a frente, “o céu é o limite”.
Do Baixo Alentejo, além de Bartolo, participa na competição o atleta Fernando Morais Sarmento, de Santo Aleixo da Restauração e Ana Ângelo, de Beja.