Tal como estava previsto, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva marcou hoje, dia 28, na Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, a Consulta Pública e Esclarecimentos sobre o Bloco de Rega de Moura, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h30 e as 17h30 realizado por uma equipa técnica.
Apesar de não estar presente, José Pedro Salema explicou à Planície que o encontro tem a finalidade de “auscultar os futuros beneficiários do Bloco de Rega de Moura para conhecerem o pormenor, principalmente no que implica com as suas propriedades. Saber por onde vão passar as condutas, os hidrantes, os pontos de acesso à água e perceber se ainda há algumas pequenas alterações, que por sugestão destes proprietários, possamos incorporar”.
“A poucos meses de começar as obras, tivemos de fazer uma revisão do projecto pela origem de água no sistema existente de Caliços/Machados. As alterações são pequenas, mas ainda assim, há. Achamos que é importante as pessoas não terem surpresas e que possam conhecer em detalhe o projecto”.
Como tal, a EDIA disponibiliza durante o dia de hoje uma equipa disponível para “ouvir e ajustar” alguns procedimentos no Bloco de Rega de Moura.
Os futuros blocos de Póvoa e Amareleja não avançam ainda. José Pedro Salema adiantou que em conjunto com o Ministério da Agricultura e Alimentação, “ficou decidido que o que avançaria agora seria apenas o Bloco de Moura”, aguardando numa 2ª fase pelo financiamento do Programa Nacional de Regadios.