O vogal do Programa Regional Alentejo 2030, Tiago Teotónio Pereira, apresentou no lançamento da Plataforma Aproveitar Talentos, a proposta do Alentejo em ser uma região piloto para a atracção de talento, assim como a visão estratégica da região em prol do crescimento sustentável e da promoção de oportunidades para os seus habitantes. A reunião decorreu na Comissão Europeia, em Bruxelas, com organização da Direcção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão (DG REGIO).
Na sua intervenção, Tiago Teotónio Pereira, salientou que a “região possui ferramentas de requalificação para adaptar as competências aos novos desafios”, destacando “Sines como território na vanguarda da energia verde e do hidrogénio, Alqueva como epicentro de um vasto cluster agroalimentar, e Évora e Ponte de Sor como líderes em engenharia aeronáutica”. Exemplos de um “novo Alentejo, que exige talento para alavancar o seu desenvolvimento”.
Para o dirigente, o projecto que levará o Alentejo a ser uma região de atracção de vocações, assenta nos desafios de qualidade, nas condições de vida e tolerância social e laboral. Também na “eficácia do sistema regional de educação e formação na produção e atualização de competências e qualificações para uma melhor qualidade de emprego e gestão de talentos na região”.
O evento de lançamento da Plataforma Aproveitar Talentos foi aberto pela Comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.