No dia 25 de novembro, a partir das 19h00 horas, terá lugar no Cineteatro Municipal de Serpa a Cerimónia Oficial da inscrição do Cante Alentejano, na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Durante as comemorações, subirá ao palco o espectáculo “Humor e Cante”, no âmbito do centenário do nascimento do cartoonista Sam, que se assinala em 2024, com a participação de grupos corais do concelho de Serpa, que irão interpretar modas humorísticas.
Participarão o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, o Grupo Coral Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho, o Rancho Coral e Etnográfico Os Camponeses de Vale de Vargo, o Grupo Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, o Rancho Coral Feminino Papoilas do Enxoé, o Grupo Coral Feminino Madrigal, o Grupo Coral Feminino Flores do Chança, o Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias e o Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa.
O espectáculo produzido pelo Museu do Cante Alentejano/Autarquia de Serpa, contará com transmissão em directo nas redes sociais do Município de Serpa.
Recorde-se que as celebrações se têm dividido entre Serpa e Lisboa, com vários momentos importantes que representam este género musical tradicional do Alentejo, como destacou à Planície o presidente da Câmara, João Efigénio Palma. “Somos a comunidade representativa do Cante”, é por isso, “um momento importante pelo reconhecimento do Cante a nível mundial”.