“Assédio não é piada, elogio, romance ou sedução”, é o nome do laboratório que o projeto EntreMarias promove amanhã, 25 de novembro, em Beja, como forma de assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Decorre pelas 15h00 no antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia e tem entrada livre.
A iniciativa é dinamizada por Lisa Ferro, bolseira de investigação científica no domínio da igualdade de género, e pretende contribuir para a desconstrução dos discursos em torno desta forma de violência que afecta especialmente o género feminino.
“Apesar da prática de assédio sexual no local de trabalho ser punida por lei, as vítimas continuam a ver os dedos serem-lhes apontados, como armas que as continuam a violentar e a descredibilizar. Daí a necessidade de informar, esclarecer e desconstruir mitos e narrativas sobre este fenómeno, tantas vezes oculto”, sublinha a promotora Leopoldina Almeida.
Concelho de Moura – Acompanhadas 17 crianças e jovens vítimas de violência doméstica
O laboratório pretende alertar para as características específicas do assédio sexual, distinguindo-o de outras formas de violência contra as mulheres e chamar a atenção para as consequências nefastas que deixa nas vítimas.
O projecto corresponde à 45ª edição do EntreMarias, uma iniciativa mensal que assume a forma de conversa, ateliê ou workshop, tendo em vista o empoderamento feminino através da partilha de experiências, saberes e histórias de vida.
A organização é da companhia de teatro Lendias D’Encantar e da Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, CADAC.