A Resialentejo esta a preparar uma acção pioneira a nível nacional, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, em parceria com a Buinho Associação, através da realização de oito “Cafés de Reparação”.

Na verdade, o propósito destes encontros, é promover a consciência ambiental através de eventos comunitários que sensibilizem as populações locais para a importância de reparar e reutilizar objectos, na luta contra o aumento do lixo electrónico e do desperdício.
Além de Moura, os Municípios de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Ourique e Serpa, também serão contemplados com estes eventos, que contam com a participação de voluntários para ajudar e ensinar os participantes a reparar uma variedade de itens, desde pequenos electrodomésticos até móveis e bicicletas. Integrado na celebração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, este circuito de “Cafés Reparação”, é um passo significativo para a expansão da cultura de reparação no Baixo Alentejo e coloca a região na linha de frente deste tipo de acções, a nível nacional. É a primeira vez que se realiza uma iniciativa desta dimensão, associada ao movimento de reparação em Portugal. Além de proporcionarem a reparação gratuita de vários objectos, são também fundamentais para educar e capacitar a comunidade sobre a importância de reutilizar.