Compromisso Social em Moura abrangeu cerca de 1900 pessoas no concelho

O Contrato Local de Desenvolvimento Social de Moura (CLDS 4 G), com uma equipa composta por oito pessoas, terminou no passado dia 30 de setembro, mas fez a diferença na vida da população do concelho de Moura, “sobretudo ao nível da inserção no mercado de trabalho e no complemento do Serviço Local de Emprego e no Serviço do Emprego de Moura”, como referiu à Planície o coordenador José Neves.

O projecto abarcou cerca de 1900 pessoas residentes no concelho de Moura, “o que se traduziu mais ou menos em 14% da nossa população”, com um impacto bastante “significativo no nosso concelho, sobretudo relacionado com o número e a dimensão de destinatários”.
Na questão do apoio transmitido ao nível da empregabilidade, o CLDS 4G prestou um contributo muito importante, já que “pelo menos 12 pessoas que estavam em situação de desemprego, conseguiram encontrar a sua inserção profissional”, adiantou o orientador do projecto.
Por outro lado, o programa foi igualmente pertinente na abordagem de um primeiro contacto com os jovens nas iniciativas empreendedoras e procurou “incentivar o empreendedorismo como uma forma de combate ao desemprego que existe no nosso território”, palavras do responsável em conversa com a Planície.

leia também
Central Fotovoltaica em Moura – Processo de negociação está a decorrer

Entre tantas missões sociais com a maioria delas alcançadas, a da responsabilidade social “junto das empresas e das instituições do nosso concelho, através da promoção de pessoas em situação de fragilidade social e de maior vulnerabilidade”, também foi conseguida com a “empregabilidade destes públicos”, informou José Neves.
Dois anos volvidos desde a pandemia da covid-19, um dos maiores desafios do CLDS 4G em Moura, foi precisamente nesta altura difícil que o mundo atravessou. Aqui, a intervenção do programa teve impacto no apoio “às famílias, crianças e jovens (do concelho), na resolução de conflitos familiares e nas situações de luto e confinamento, com a ajuda de uma psicóloga que prestou apoio diferenciado à nossa população”. Na mesma altura, também promoveram iniciativas de parentalidade positiva na promoção de igualdades e oportunidades.

leia também
Em Moura “Terapêutica no luto” tem ajudado a ultrapassar a dor da morte

No que diz respeito ao investimento do projecto, representou no território o valor total de 399 mil euros, um número preliminar, mas que acabou “por ser significativo ao nível das dinâmicas da economia local, já que o CLDS 4G em Moura, privilegiou parcerias com entidades locais”.
Este Contrato Social destacou-se desde a sua criação em junho de 2020 até 30 de setembro deste ano, como recordou o gestor do projecto. “A indicação é que serão abertos dois novos avisos da candidatura, apesar de não haver nada formalizado, mas já há algumas indicações de que vai haver uma 5º Geração, só não sabemos quando irá iniciar, mas estamos preparados para dar continuidade a este trabalho”, assegurou José Neves.

Scroll to top
Close
Browse Tags