Com mais de 10 anos, o projecto da Boutique Social promovido pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) e pelo Agrupamento de Escolas de Moura, já ajudou vários alunos e consequentemente as suas famílias com a doação de bens alimentares, produtos de higiene, calçado, roupa, mochilas, entre outras necessidades.
O director do Agrupamento das Escolas de Moura, Rui Oliveira, especificou que a Boutique Social funciona na Escola Básica (ciclo), decorre todo o ano e conta sobretudo com a colaboração de alunos e professores, mas que está aberta a quem quiser apoiar.
“É um projecto de cariz social e a ideia é facultar a alguns alunos carenciados, bens essenciais. Quem alimenta a Boutique Social são os nossos alunos e professores, mas o importante aqui é trabalhar a parte de cidadania e promover a solidariedade e cooperação entre colegas”.
Os números são o reflexo desse apoio que existe entre todos. “No ano lectivo de 2021/22, conseguimos receber e distribuir 2.445 bens e atingir 90 famílias. No ano de 2022/23, angariámos 1684 bens e conseguimos abranger 89 famílias. Este ano, até este mês de novembro, estamos perto dos 500 bens para os alunos, o que é um bom início. Deve-se sobretudo ao trabalho do GAAF, que para motivar os alunos, criou o concurso do aluno mais solidário”, informou Rui Oliveira.

A Boutique Social de Moura funciona no Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, no ciclo, uma iniciativa aberta a toda a comunidade que queira doar bens essenciais aos alunos mais carenciados.