Disparidade Salarial entre homens e mulheres é de 13%

Na União Europeia, as mulheres continuam a ganhar menos 13% do que os homens, segundo informação do Europe Direct do Baixo Alentejo. Isto significa que a disparidade salarial continua a existir, ou seja, por cada 1 euro que o homem ganha, a mulher ganha apenas 87 cêntimos.

leia também
OE2024 – O impacto na região – Comentários dos deputados do PS e do PCP

A desigualdade existe como se comprova, mas tem havido alguns progressos significativos na União Europeia, nomeadamente com a adopção de legislação em matéria de igualdade de tratamento, da integração da perspectiva de género em todas as políticas e da tomada de medidas específicas de promoção da mulher.

As tendências mostram um cenário positivo, como o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho e a melhoria das suas qualificações e da sua formação.
Através da Directiva Transparência Salarial nos Estados-Membros e da Estratégia para a Igualdade de Género, a European Commission “apoia o desenvolvimento de ferramentas e metodologias para que os empregadores corrijam quaisquer diferenças salariais injustificadas entre homens e mulheres”. Um processo que se desenvolve ainda de forma lenta, mas que se espera que esteja no bom caminho.

Scroll to top
Close
Browse Tags