Foi assinado formalmente esta terça-feira, dia 14 de novembro, o contrato entre o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e a Casais, empresa vencedora do concurso público internacional responsável pela construção de uma nova residência de estudantes.
Com um prazo de construção de 17 meses, a residência vai localizar-se no Campus do IPBeja ao lado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) e vai disponibilizar aos alunos 503 novas camas. O concurso lançado em finais de julho de 2023, no valor de 16,5 milhões de euros, integra o Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A presidente do IPBeja, Maria de Fátima Carvalho, considerou ser “um projecto estruturante” para a instituição de ensino.
Trata-se de “uma capacitação do Instituto como polo de atractividade”, uma vez que, “o IPBeja vai ter capacidade de fornecer alojamento a baixo custo a mais 503 estudantes e, isso, poderá tornar-nos num polo diferenciador”, com a criação de “condições diferenciadoras para atrair estudantes para o IPBeja”. Um dos responsáveis da empresa Casais, Nuno Fernandes, revelou que irá ser implementado “um sistema bastante inovador na construção civil”. Acrescentou que o edifício da futura residência de estudantes irá responder “em termos estruturais e na sua matriz construtiva a um sistema muito correlacionado com a sustentabilidade e com a economia circular”. Sublinhou ainda que “Beja será palco da aplicação desse sistema inovador”.
Para o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, “é fundamental que nós consigamos ver no terreno a execução das obras”, sendo que no caso de Beja, “estamos a falar de investimento particularmente significativo”. O responsável frisou ainda que o objectivo fundamental do PRR, neste caso em concreto, passa por atrair os estudantes e, nesse sentido, é preciso que “consigamos ter resultados e impactos”. O IPBeja já assinou formalmente o contrato para a construção da nova residência que responde a 503 camas para estudantes.