O projeto GUARDIÕES reuniu na passada semana com a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, e com outros parceiros regionais, para apresentar um conjunto de iniciativas de cariz ambiental a implementar no Alentejo.
Durante o encontro, que contou com as presenças do Secretário Executivo da CIMBAL, Fernando Romba e o gestor do GUARDIÕES, Jorge Martins, e ainda com elementos da equipa de Ambiente do Projecto – os engenheiros do Ambiente João Diogo Carlos e Cátia Sousa -, foi dado a conhecer o novo portefólio de medidas de acção ambiental, pensadas para os municípios alentejanos implementarem, com o objetivo de mitigar o impacto das alterações climáticas nos seus territórios.
Os projectos desenvolvidos pelo GUARDIÕES, abrangem diversas áreas de actuação como a Agricultura e Florestas, Biodiversidade e Paisagem, Mobilidade Sustentável, Recursos Hídricos, Qualidade do Ar e Resíduos.
Jorge Martins alertou que “o Alentejo tem sido um dos territórios mais afectados pelo impacto das alterações climáticos, o que torna ainda mais premente a necessidade de implementar estratégias para potenciar o desempenho ambiental da região”.
As iniciativas desenvolvidas e apresentadas poderão ser implementadas nos 13 concelhos da CIMBAL – Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira -, adaptando-se às necessidades de cada território.