O projecto europeu Ecoturismo Dark Sky, financiado pelo programa Erasmus + apresentado pela Associação de Desenvolvimento do Concelho de Moura, destacou as oportunidades de desenvolvimento em Alqueva e no concelho de Moura do Ecoturismo nocturno. A aposta é feita como disse Clara Lourenço da ADC Moura, “em territórios em que se possa beneficiar de um céu escuro como é o caso de Moura. Há outros locais do mundo em que isso também acontece e temos parceiros da Islândia, Irlanda e Itália no nosso projecto”.
A circunstância e o privilégio de se conseguir observar as estrelas durante a noite, é cada vez mais “rara na Europa devido à poluição luminosa”, mas no nosso território isso é possível. “O desafio deste projecto foi desenvolvermos outras actividades que também podem ocorrer à noite como a observação da biodiversidade durante os percursos pedestres”, afirmou Clara Lourenço. Neste caso, é possível potenciar e desenvolver a par do céu nocturno, outras acções que possam ser feitas à noite.
O conceito é dirigido a agentes de educação, operadores de ecoturismo, turistas e outras partes interessadas em que os recursos apresentados dividem-se em:
Guia sobre conceitos e oportunidades do Ecoturismo Dark Sky; Ferramentas de auditoria e avaliação de Ecoturismo Dark Sky, Programa de Desenvolvimento de Produtos, Serviços e Destinos de Ecoturismo Dark Sky e Aplicação móvel sobre tópicos relacionados com Ecoturismo Dark Sky, da astronomia a passeios nocturnos, da poluição luminosa ao desenvolvimento do turismo em regiões europeias de baixa densidade.
Construir recursos pedagógicos inovadores que capacitem e mobilizem as comunidades rurais (entidades de ensino, empresas turísticas e cidadãos em geral) para o aproveitamento inovador de oportunidades relacionadas com o turismo astronómico e científico (Ecoturismo Dark Sky), contribuindo segundo a ADC Moura, para a geração de emprego qualificado e desenvolvimento sustentável de regiões europeias remotas de baixa densidade.
Esta é uma em resposta ao Objectivo 8.9 da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 e alinhamento com as tendências de consumo actuais e futuras do turismo pós-Covid 19 e constitui o tema central deste projecto de educação de adultos, iniciado em novembro de 2021 e que terá a sua conclusão no final deste ano.