Projecto “Cuidar +” a pensar nos mais idosos do distrito de Beja

A Fundação Calouste Gulbenkian promoveu uma iniciativa inovadora que designou por Gulbenkian Home Care, desenvolvida em torno da preservação das capacidades intrínsecas e funcionais das pessoas idosas, e com o envelhecimento vivido em casa e na comunidade, através da implementação de intervenções integradas com cuidados de saúde, sociais e cuidados de longa duração.

leia também
Municípios do Baixo Alentejo dão apoio de 60 mil euros à Cáritas de Beja

A Cáritas Diocesana de Beja foi uma das entidades a nível nacional que viu aprovada a candidatura que concebeu e submeteu a este programa da fundação com o projecto Cuidar + e que pretende o desenvolvimento de um modelo de cuidados integrados de saúde e apoio social no âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Cáritas Diocesana de Beja. O objectivo é o de promover uma transição digital no SAD, com a digitalização do serviço, assim como incluir algumas tecnologias que podem contribuir para uma melhor autonomia das pessoas idosas.

A intenção do projecto é também a de identificar melhorias habitacionais nas pessoas idosas com poucos recursos financeiros que a Cáritas de Beja acompanha, para que possam ser mobilizados os recursos necessários de forma a prevenir quedas e consequentemente os internamentos hospitalares.
Cuidar +, o novo projecto da Cáritas Diocesana de Beja para ajudar os mais idosos.

Scroll to top
Close
Browse Tags