Há cada vez mais estudantes a terminar o Ensino Secundário no tempo esperado, segundo o relatório da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). Em 2021/2022, 79% dos alunos concluíram os Cursos Científico-Humanísticos no tempo esperado.
Nos Cursos Profissionais, 70% dos alunos também concluíram o percurso no tempo, assim como os alunos dos escalões A e B da Acção Social Escolar nos Cursos Científico[1]Humanísticos. Os estudantes do escalão B dos Cursos Profissionais foram os que tiveram uma melhoria mais significativa do indicador em relação ao ano anterior.
A Escola Secundária de Moura não foge a esta estatística e o cenário também acompanhou a tendência. A mudança deve-se na opinião do director do Agrupamento de Moura, Rui Oliveira, aos exames. “Na pandemia, os exames para a conclusão do secundário deixaram de ser obrigatórios, o que permitiu que muitos alunos conseguissem concluir o ensino em três anos”. Contudo, este ano os exames voltaram a ser obrigatórios e neste caso, “os estudantes que estão com uma nota mais frágil entre os 10/11 valores, reprovaram à disciplina”.
Daqui para a frente os números certamente não serão tão favoráveis, mas novas mudanças e exigências poderão ocorrer no futuro do ensino.