No final do mês de outubro, o Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, apresentou uma taxa de execução de 91,6%. Este valor representa um aumento significativo de mais de 3,7 pontos percentuais em relação ao mês anterior, corroborou a CCDR Alentejo, “consolidando uma posição de destaque do Alentejo, em termos de execução, quando comparado com outros programas do Portugal 2020”.
A entidade declarou que o aumento no mês 10, “foi o mais substancial durante o ano corrente, quando comparado com as taxas de execução dos meses anteriores. Além disso, ao compararmos esse valor (91,6%) com a taxa de execução de dezembro de 2022 (76,4%), observamos um aumento de 15,2%”.
Reforçam que esta evolução positiva “demonstra o compromisso contínuo com a eficácia na implementação do programa”.
Também a taxa de compromisso registou um valor de 108,9%, o que representa uma redução de 2,2 pontos percentuais em relação ao encerramento do ano de 2022, (111,1%) e 10,5 pontos percentuais quando comparado com o valor de encerramento de 2021 (119,4%). “Este valor indica que o programa continua a operar de forma eficiente e comprometida com seus objectivos”.
Estes resultados, segundo a CCDR Alentejo, não apenas superaram as metas estabelecidas com a autoridade responsável durante o período, mas também promovem um bom otimismo no encerramento do quadro comunitário de apoio actual. O mais importante é a garantia dos recursos alocados à região estarem a ser utilizados para beneficiar a população local e estimular o desenvolvimento económico, social e territorial do Alentejo.
Alentejo 2020 apresenta uma taxa de execução de 91,6%, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.