A Câmara de Serpa em colaboração com a editora Planeta Tangerina, promoveu a 5ª edição do Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado, com periodicidade bienal. A iniciativa “pretende fomentar e desenvolver a qualidade literária e artística do álbum ilustrado e estimular a criação de novos projectos nessa área”, segundo explicou a autarquia.
Esta edição contou com 675 candidaturas de 53 países incluindo Portugal, mas o reconhecimento recaiu na obra “Debaixo da tenda”, de Lucie Lučanská (Chéquia), sendo a vencedora do 5.º Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado.
O júri considerou que a obra se distinguiu pela sua “originalidade, criatividade e frescura, contando de uma forma divertida e cativante vivências partilhadas de brincadeiras ao ar livre entre irmãos”.
Foram ainda atribuídas menções honrosas às obras “Todos juntos” de Maria Nogueira (Portugal), “Mecánica Ilustra” de Marina Montero (Espanha) e “Sale el sol” de Gerald Espinoza e Reyva Franco (Equador).
O álbum premiado será publicado em língua portuguesa pela editora Planeta Tangerina e a sua autora recebe 4.000 euros, correspondendo 1.500 euros relativos a adiantamento de direitos de autor.
A entrega do prémio e o lançamento do livro encontram-se previstos para maio de 2024, em Serpa.