Moura AC Academy – Um projecto inovador de futebol para jovens

Rodrigo Salgado é um dos sócios da Moura AC Academy, um projecto inovador privado implementado em Moura e direccionado para o futebol e o intercâmbio de jovens entre os 15 e os 18 anos. Actualmente são 22 os jogadores de futebol, mas dentro de um mês serão cerca de 30. A proposta é muito mais do que uma Academia de Futebol, pauta-se por quatros pilares principais: “O 1º é o académico educacional, o 2º o desportivo (futebol), o 3º cultural, visto que é um intercâmbio para os jovens que vêm para Portugal. Finalmente o 4º, talvez o mais importante, para o desenvolvimento como homens e como humanos”, avançou um dos gestores em entrevista à Planície.

Para já, a academia destina-se a jovens maioritariamente estrangeiros, nomeadamente brasileiros. No entanto, o responsável informou que em breve, haverá alunos provenientes “da Ásia, Filipinas, Tailândia, Estados Unidos da América e México”, sendo que a ideia é ter “uma diversidade de nacionalidades”.
A opção da cidade de Moura para instalar a escola de futebol, foi quase por intuição, apesar do negócio estar a correr bem. “Antes de escolher Moura, visitámos muitos projectos, mas eu e o meu sócio achámos que foi uma razão divina esta escolha. Visitei Moura e saí já convencido que era o lugar certo”.

Os factores conjugaram-se e não houve dúvidas na escolha. “Através do contacto com o clube (Moura Atlético Clube), porque fomos bem recebidos pelo Brites, assim como também pela Câmara na pessoa do vereador José Banha e do presidente Álvaro Azedo, fomos logo apoiados desde o início”.
Na Escola Profissional de Moura também foram bem acolhidos por Paula Ramos e por Sandra Rodrigues, onde os 22 alunos estudam. A recepção foi quase “natural” com “os alunos locais e de outros de países dos Palop. Eles estão integrados também com alunos da Escola Secundária e com jogadores dos juniores do Moura, visto que jogam juntos”.

A mesma disposição aconteceu com o presidente do MAC, Luís Jacob. “Houve uma facilidade acolhedora em todos os sentidos nos pilares que são mais importantes para o projecto. Nomeadamente a educação e o desporto e nós percebemos que era o lugar perfeito para o iniciar. A segurança também é um factor importante, pelo facto de Moura ser uma localidade menor e eles (jovens) poderem sair, quer de noite ou de dia e e eu fico tranquilo por saber que não haverá qualquer problema”.
Ao mesmo tempo, “este tipo de cidade é excelente para o que nós estamos a realizar e os jovens podem concentrar-se e ter mais disciplina no sucesso desportivo e académico”, sublinhou Rodrigo Salgado.

Ainda sobre as parcerias, destacou que as principais “são a Escola Profissional onde os jovens gastam mais o seu tempo devido à educação, o Moura Atlético Clube e a Câmara Municipal que nos tem apoiado em muitas áreas, assim como o restaurante “O Estádio”. Temos tido o apoio de muita gente”.

Na vertente desportiva, os jovens ainda treinam à parte por enquanto, mas os planos é que “sejam integrados no clube. O processo de inscrição na Federação Portuguesa de Futebol é um pouco complicado. Existem também outros factores relacionados com a parte desportiva, mas entre o nosso “Staff” e o do clube estamos a conversar para que tal aconteça em breve. É do nosso interesse que eles participem nos juniores do Moura”.

Rodrigo Salgado enfatizou que a ideia é a continuidade do Moura AC Academy, para que o projecto “cresça, respeitando os limites da escola e do clube, sempre de maneira organizada”. Também a questão do alojamento e a resposta da estrutura, “tem de respeitar esse crescimento e estamos a trabalhar para isso. O principal, tanto para mim, como para os meus sócios, é fazer um projecto a longo prazo e ficar na cidade de Moura, por muitos anos”.

A Planície entrevistou um dos gestores da Moura AC Academy, Rodrigo Salgado, um projecto de continuidade relacionado com o futebol para jovens de vários países.

Scroll to top
Close
Browse Tags