A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), acaba de formalizar um protocolo de colaboração com a Humanwinety, projecto criado em 2022 pelo enólogo Bento Amaral, que promove a integração de indivíduos com deficiências físicas ou intelectuais e outras minorias nos sectores vinícola e hoteleiro. No âmbito desta parceria que visa o desenvolvimento da sustentabilidade social do Alentejo, a CVRA diz que será definida uma agenda que passará “pela formação de profissionais para o sector, tendo como destinatários produtores e agentes económicos da região alentejana”.
A principal missão do projecto é capacitar indivíduos que por algum motivo ou momento da sua vida ficaram mais vulneráveis, experienciando nas dificuldades na sua formação e empregabilidade. O trabalho da Humanwinety é o de “um recrutamento inclusivo no mercado de trabalho e para que empregadores e candidatos estejam cientes dos vários benefícios que existe com a contratação de pessoas com deficiência”.
O Vinho de Talha de vinhas centenárias – O projecto da Adega de Vidigueira
Os items previstos no protocolo assinado pela CVRA e a empresa rege-se pela concepção, realização e promoção de cursos de formação contínua, seminários conferência e colóquios e outros eventos de partilha de conhecimentos sobre sustentabilidade social e inclusão.
Para o presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Francisco Mateus, esta parceria é encarada com “orgulho”, reconhecendo que este “é já o caminho do nosso Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que entre as diferentes variáveis considera naturalmente a vertente social, desde as condições de trabalho, ao impacto que o setor tem na comunidade e, claro, a integração social”.