Chuva, lama, dureza e as belas paisagens do Alentejo. A receita da 37.ª Baja Portalegre 500 repete o cenário visto em tantas outras edições, um desafio único para os concorrentes e uma verdadeira festa popular para milhares de aficionados.

Prova do ACP da Taça do Mundo FIA de Bajas, este ano, com 415 equipas inscritas, de 20 nacionalidades. A 37.ª edição, que decorre até sábado conta com Nasser Al-Attiyah, cinco vezes vencedor do Dakar e bicampeão do Mundo de Rally-Raid.
Na cerimónia de partida, que decorre hoje à noite, passam pelo centro de Portalegre 415 equipas, distribuídas pelas categorias de Automóveis (112), Motos (99), Quads (36), SSV (84), Promoção / Hobby (59) e Mini Baja (25).
Os pilotos mourenses José Luís Marques, Jorge Pós de Mina e David Tojo vão participar, na categoria de motos, nesta prova alentejana que promete um espetáculo único para os amantes da modalidade durante o fim de semana.

As chuvas fortes das últimas semanas podem aumentar o grau de dificuldade do percurso de 439 quilómetros cronometrados para os automóveis (num total de 668,9 quilómetros), de 368,1 quilómetros cronometrados para as motos, SSV e quads (total de 524,2 quilómetros), e de 183,7 quilómetros para as categorias Promoção e Hobby (240,3 quilómetros no total). Como é habitual, a competição começa com o popular Prólogo de 3,7 quilómetros na Herdade das Coutadas, na manhã de sexta-feira, que antecede um setor seletivo com 61,8 quilómetros cronometrados. No sábado, os automóveis têm mais dois setores seletivos (que perfazem 373,5 quilómetros), enquanto as motos, SSV e quads percorrem um setor único, com 303 quilómetros de extensão.
O parque de assistência e o centro operacional da prova estão localizados no NERPOR.

Este ano a prova do ACP inclui a categoria de Mini Baja, destinada a jovens pilotos dos 8 aos 16 anos de idade, divididos pelas classes Infantis, Iniciados e Juvenis. Integrada no Campeonato de Mini TT da FMP, é um momento importante quem aspira seguir as pisadas das estrelas nacionais do TT e Rally-Raids que fizeram história em Portalegre e no Dakar. O percurso da Mini Baja inclui uma passagem pelo Prólogo, hoje, e um Setor Seletivo com cerca de 85 quilómetros no sábado.