CDU apresenta Moção sobre Habitação na Assembleia Municipal de Moura

Os eleitos da CDU apresentaram, no passado dia 27 de setembro na sessão da Assembleia Municipal de Moura, uma proposta de moção sobre as questões da Habitação.
Ciente dos problemas existentes no sector e “com um princípio de responsabilidade”, a CDU entende em nota de imprensa, que é “urgente exigir ao governo medidas concretas para garantir o direito universal à habitação, reduzindo as despesas com rendas e prestações ao banco e garantindo que são os lucros da banca que devem suportar o aumento destas despesas”. A Coligação apela ainda à “participação popular em acções públicas de defesa do direito à habitação”.

leia também
CDU de Moura mostra posição sobre o Bloco de Rega Moura/Póvoa/Amareleja

A proposta de moção da CDU de Moura focou-se em medidas que “permitam enfrentar o aumento insuportável das prestações com aquisição de habitação própria, impondo a redução do valor das prestações” e “assegurando que os bancos suportam com os seus lucros o aumento das taxas de juro”. Ao mesmo tempo, reclama a “implementação de uma moratória que isente de pagamento a parcela de capital” no crédito à habitação.

Na Moção, exigem do governo uma intervenção “visando a descida do valor das rendas, assegurando desde logo a fixação de um limite ao aumento das rendas de casa (incluindo para os novos contratos que venham a ser celebrados no próximo ano) fixando-o em 0.43% em vez dos cerca de 7%”. A resposta à “Estratégia Local de Habitação do município (Moura), mobilizando os recursos financeiros correspondentes”, é outras das medidas referidas no documento.
A proposta foi aprovada com os votos a favor da CDU, abstenção do PS e os votos contra do CHEGA na Assembleia Municipal de Moura.

Scroll to top
Close
Browse Tags