O património das estações ferroviárias que tantas memórias deixaram nos alentejanos, vão ser requalificadas para o turismo, através dos concursos lançados pelo Governo a semana passada, no âmbito do Fundo Revive Natureza.
Segundo a Lusa, são oito estações no total, seis delas no distrito de Beja. As abrangidas são Baleizão, Quintos e Ponte do Guadiana (todas no concelho de Beja), Casével (no de Castro Verde) e as de Pias e Serpa/Brinches (no município de Serpa). As duas no distrito de Évora, contemplam as estações de Pavia e de Cabeção, ambas no concelho de Mora. Em comunicado enviado à Lusa, o Ministério da Economia e do Mar revelou que “estas antigas estações ferroviárias serão objecto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos”.
Os imóveis ficarão sujeitos “a várias regras de utilização e de gestão em rede, como o uso da marca Revive Natureza, o consumo de produtos locais, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território”, acrescentou. As estações ferroviárias do Alentejo constituem um legado da memória colectiva das suas gentes, que merece ser preservado.