O projecto da Equipa de Psiquiatria Geriátrica da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, foi o grande vencedor dos SNS Awards na categoria “Colaboração Comunitária”, com o prémio entregue ontem no Porto.
A equipa iniciou em 2022 um projecto de intervenção comunitária que engloba acções de Formação para Cuidadores Informais em Juntas de Freguesia, Formação de Profissionais das ERPI (enfermagem, terapia ocupacional e serviço social), Teleconsulta para ERPI e Consulta Presencial, com deslocação da equipa clínica às ERPIs, conforme deu conta em comunicado de imprensa.
Esta estratégia de articulação com autarquias e sector social tem permitido ganhos importantes “a nível da formação de profissionais para intervenção em utentes com Demências, eficiência da utilização de recursos do SNS, prestação de cuidados diferenciados a uma população vulnerável, dispersa e que sem actuação atempada exige elevada utilização de recursos hospitalares (urgência e internamento)”.
Ana Matos Pires, directora do departamento de Saúde Mental e do Serviço de Psiquiatria da ULSBA, afirmou à Planície que esta distinção “é um orgulho muito grande e o reconhecimento do trabalho que fazemos com grande esforço no departamento de Saúde Mental e em particular da equipa liderada por Vasco Nogueira na Psiquiatria Geriátrica”.
“Mostra que mesmo com muitas dificuldades se conseguem coisas boas e que nós trabalhamos em função das pessoas que precisam de nós”, declarações da médica responsável pela área de Saúde Mental da ULSBA.
A Equipa de Psiquiatria Geriátrica da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo é composta pelo psiquiatra Vasco Nogueira, pela interna de psiquiatria Maria Mouzinho, pelas enfermeiras Paula Colaço e Marisa Morais, a psicóloga Paula Rodrigues, o assistente social Rui Cachopo, a terapeuta ocupacional Sónia Nunes e a assistente técnica, Mariana Santos.
Os Prémios do Serviço Nacional de Saúde (SNS), também designados por SNS Awards, são distinções atribuídas pela Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde a profissionais ou equipas que tenham contribuído para o desenvolvimento do serviço durante os 12 meses anteriores. Visam reconhecer, incentivar e inspirar a excelência no SNS em todos os seus profissionais, destacando as pessoas e equipas que o constroem todos os dias.