O Plano de Transição Digital reuniu docentes, alunos e especialistas, no evento nacional realizado em Santarém na passada semana. Mais de 150 alunos apresentaram projectos dos Clubes de Programação e Robótica das escolas e cerca de 98.200 docentes concluíram com sucesso as acções de Capacitação Digital.
O professor de Informática, Sérgio Aleixo, da Escola Secundária de Moura, explicou à Planície que essa capacitação vem do período de pandemia, “em que houve a necessidade a nível nacional de perceber como estariam as escolas preparadas para a capacitação dos recursos digitais”.
Durante o período de covid-19 em Portugal, “foi necessário adoptar novas práticas de trabalho com novas plataformas”, com a Escola Secundária de Moura a ter vários projectos a esse nível. “Houve formação dos docentes nas várias plataformas como Google Meet e Zoom, surgiram ainda novas formas de criar e avaliar trabalhos, usando as novas tecnologias”.
Uma das iniciativas da escola foi também a organização de um Clube/Centro de Ciência Viva, onde foram criadas “as hortas biológicas”, como afirmou Sérgio Aleixo.
O estabelecimento de ensino aproveitou ainda a oportunidade para aderir a projectos “como a capacitação digital para pais em que os alunos foram chamados a formar os próprios pais e reforçámos o trabalho com a Câmara de Moura. A escola foi-se adaptando já a pensar nas perspectivas futuras como a Inteligência Artificial (IA) e todas as alterações que vêm aí”, esclareceu o docente de Informática.