Distrito de Beja – Semana contra a Pobreza e a Exclusão Social

A capital de distrito do Baixo Alentejo, assinala de 16 a 24 de outubro a Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social através do Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza. O programa inicia hoje às 15h00 com a apresentação do documentário “Cemitério dos Vivos”, da autoria de Filipe Malveiro, aluno do IPBeja e que aborda a temática da comunidade cigana do Bairro das Pedreiras, em Beja.

leia também
“Falta de habitação está na base da pobreza” dos ciganos

Com esta exibição, a organização pretende “sensibilizar para uma capacitação crítica e interseccional de conhecimentos e consciencialização da complexidade e dos impactos racistas na infância, na adolescência e no quotidiano social contribuindo para uma estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade”.

leia também
Rede Anti-Pobreza de Beja tem “grandes desafios” para concretizar este ano

Procura também “desconstruir preconceitos existentes, relativamente a estes fenómenos, ao nível do espaço escolar”, evitando desta forma “a sua transmissão para os públicos mais jovens e contribuir para um melhor entendimento dos fenómenos da pobreza e da exclusão social”.
João Martins, o coordenador do Núcleo de Beja, reforçou à Planície que o documentário “é um despertar para uma realidade que sabemos que muitas vezes há um preconceito e é preciso perceber e a Rede (Europeia Anti-Pobreza), defende direitos e deveres. A comunidade cigana não pode ser excepção. Mas também temos de perceber que há fenómenos de pobreza que a todos dizem respeito e que têm de ser ultrapassados”. Na sua opinião esse facto é possível, “criando mecanismos de integração dessas comunidades e de outras que por ventura sejam excluídas da sociedade”, defendeu.

“Este filme retrata uma realidade por ventura desconhecida de muitos, que nos entristece a todos e que tem de ser resolvida”.
O responsável do Núcleo de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza, quer acima de tudo, “deixar uma mensagem de esperança” nesta semana contra a Pobreza e a Exclusão Social.

Scroll to top
Close
Browse Tags