Moura – CEPAAL conclui projecto de sustentabilidade do azeite

O CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, com sede em Moura, foi um dos três parceiros na região, do projecto Sustainolive, a par da Universidade de Évora e da marca Esporão. O programa que começou em 2019 e terminou agora, englobou além de Portugal, mais cinco países do mediterrâneo, entre eles, Espanha, Itália, Grécia, Tunísia e Marrocos.
A finalidade desta iniciativa prendeu-se com a promoção da sustentabilidade do sector olivícola e oleícola e com a implementação de soluções tecnológicas sustentáveis no olival tradicional e intensivo.

leia também
Fortalecer o Alentejo como líder mundial na produção de azeite de qualidade

A Planície abordou o assunto com o coordenador do projecto em Portugal, José Muñoz Rojas, em representação do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora. “Tem uma dupla importância: por um lado, mede de forma empírica (baseado na experiência) indicadores reais de sustentabilidade no terreno. Há muita conversa sobre a sustentabilidade do olival, mas na realidade o que falta são dados empíricos”, contrapôs o orientador.

leia também
Moura – Campanha de Azeitona arranca dentro de uma semana

Por outro lado, “o projecto tinha como objectivo medir esses dados durante um período de quatro anos e para depois ter uma comparação. Foram seis países e nove regiões do mediterrâneo para ter uma visão de como esses indicadores mudam e estão dependentes do contexto”.

As conclusões dizem respeito a “uma realidade complexa, além da sustentabilidade não poder ser medida com indicadores simples. É uma vontade de quase conciliar aspectos ambientais, sociais, económicos e até culturais”, declarou José Muñoz Rojas e sublinhou: “As nossas conclusões técnicas e científicas, são práticas concretas específicas e não modelos de produção. São práticas concretas que se implementam nos olivais intensivos ou tradicional, que podem fazer com que um olival seja mais ou menos sustentável”, afirmou o especialista.
Um dos principais projectos relacionados com a sustentabilidade do azeite, o Sustainolive, teve como parceiro o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, com sede em Moura.

Scroll to top
Close
Browse Tags