Beja assinala a partir de hoje o Dia Mundial da Saúde Mental

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala hoje 10 de outubro, a cidade de Beja prepara-se para celebrar o tema durante este mês, sob o lema “A Saúde Mental é um Direito Humano Universal”.

A responsável de Acção Social da Santa Casa da Misericórdia de Beja, Francisca Guerreiro, declarou à Planície que mais do que um compromisso do assunto com a capital do Baixo Alentejo, é uma promessa “com o mundo todo” e significa que “todos nós temos direito a ter uma saúde mental com equidade e justiça”.

leia também
“A ANA tem a obrigação de rentabilizar o Aeroporto de Beja” – Pedro do Carmo

Nesse sentido, a cidade aderiu à iniciativa com o intuito de “oferecer este tema à população para podermos reflectir sobre ele e evitar o estigma” que ainda permanece.
Através de uma variedade de actividades destinadas a todas as faixas etárias, os responsáveis procuram sensibilizar a comunidade do concelho para esta temática vital.

O programa incluirá conferências, workshops, exposições e outras iniciativas que visam abordar diferentes aspectos da saúde mental e proporcionar ferramentas para o seu cuidado e promoção.
“É tentar sensibilizar, educar, informar, incluir e criar oportunidades de partilha entre os técnicos e as instituições e parceiros que trabalham na área”, concluiu Francisca Guerreiro.
Todos em conjunto, acreditam “que a saúde mental é um pilar essencial do bem-estar humano, e todos têm o direito de acesso a informações e recursos que promovam o seu equilíbrio psicológico”.

Este evento, que decorrerá este mês, é uma iniciativa conjunta dos parceiros Santa Casa da Misericórdia de Beja, ULSBA – Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, autarquia, ARIS da Planície, Projecto Com Vida e Companhia do Sueste.

Scroll to top
Close
Browse Tags