A data histórica de hoje, 05 de outubro, Dia da Implantação da República em Portugal no ano de 1910, é uma das mais importantes do século XX, com a passagem da monarquia para uma república, onde o panorama político e social mudou totalmente.
O historiador José Chaparro, natural de Moura, situou-nos na data com mais um dos seus interessantes apontamentos. E foi relevante porquê? “Porque a transição de um regime monárquico para um regime republicano, abre as portas deste novo modelo político e porque trás consigo um advento de um tempo completamente novo da democracia. A participação democrática e o envolvimento dos cidadãos, vem ao de cima com a revolução em Lisboa”.
Bloco de Rega de Moura – Câmara e Cooperativa reúnem hoje na Assembleia da República
Este momento, acarretou por um lado, “coisas importantíssimas para o nosso país, como a democratização do ensino, quer primário, liceal e superior. A valorização do ensino passa a ser algo imprescindível no desenvolvimento de uma nação”. Por outro, “a imensa quantidade de leis que os governos fazem na regulação das leis laborais, nos direitos dos trabalhadores, nas férias e no horário semanal”. Surgem assim, “uma série de regalias sociais que não existiam até aí. Também o papel da mulher na sociedade portuguesa, começa a ser completamente diferente”, referenciou o professor de história.
No concelho de Moura, foi igualmente relevante, com o “envolvimento das populações não apenas de Moura, mas em localidades como Amareleja e Sobral da Adiça, muito importantes no seu espírito republicano. Houve um incremento de pessoas a frequentar as escolas públicas e aumentou o número das “massas trabalhadoras”, das suas conquistas e direitos, com um dia de descanso semanal ao domingo”.
Mas nem tudo correu bem. Desde logo a “instabilidade política causada pela Constituição de 1911 e que vai transformar Portugal num país ingovernável com os excessos deste sistema político. Esta instabilidade criou 46 governos num lapso de 16 anos”, relatou José Chaparro.
O resto é história. Hoje assinala-se o dia da Implantação da República em Portugal, 05 de outubro de 1910.