O Prémio Literário Fialho de Almeida, instituído pela Câmara Municipal de Cuba, tem abertas as inscrições para a sua 2ª edição. A distinção tem ainda a colaboração da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e da Associação Cultural Fialho de Almeida.
Ourique e Cuba – Municípios procurados por estrangeiros para comprar ou arrendar casa
O Prémio tem a finalidade de homenagear o escritor alentejano, figura da Literatura portuguesa, que viveu em Cuba entre 1893 e 1911. Ao mesmo tempo, pretende promover, defender e valorizar a Língua Portuguesa e a Identidade e Diversidade cultural da Região Alentejo e das suas tradições, incentivando a Criação Literária nas modalidades de colectânea de contos e romance, bem como o gosto pela Leitura e pela Escrita.
Na edição do Prémio 2023 são aceites a concurso obras na modalidade de colectânea de contos, sendo privilegiadas as temáticas relacionadas com a região Alentejo.
Podem participar autores de nacionalidade portuguesa e autores estrangeiros a residir em Portugal, com mais de 18 anos e cada participante poderá apresentar uma única obra a concurso. O prazo para entrega dos originais decorre até dia 15 de janeiro de 2024 e a divulgação dos resultados deverá acontecer em abril de 2024, em data a anunciar. O prémio a atribuir ao vencedor será no valor pecuniário de 3000 euros.
“A obra será publicada numa editora de reconhecido mérito, sob coordenação da Biblioteca Municipal de Cuba e da Associação Cultural Fialho de Almeida, constando na edição a referência ao prémio”, segundo informação da Câmara de Cuba.